26 de abr. de 2010

Proteja o seu PC.


No espaço de apenas dois dias entre 8 e 9 de fevereiro para ser mais exato , a campanha de malware HTML/Goldun.AXT detectada pela Fortinet foi responsável por mais da metade dos malwares registrados em todo o mês. Tal virulência dá uma idéia do poder infectante que esta praga possui.
O ataque, por si só, vem na forma de um spam que chega com um arquivo anexo, o report.zip, que uma vez clicado irá fazer o download automático de um antivírus chamado Security Tool. Ele também vem sendo distribuído a partir de mecanismos manipulados de Search Engine Optimization (SEO) no Google e em outros provedores.
Este método de ação foi comumente usado na web há pouco mais de um ano, mas nesse caso em particular, a praga adota uma característica diferente. O produto em questão não pede que o dono de um PC infectado compre uma licença de uso que na realidade não serve para nada. Em vez disso, ele trava aplicações e dados no computador da vítima e diz que o acesso a eles só será liberado após o pagamento de uma determinada quantia feito a partir da única aplicação que continua funcionando, o Internet Explorer.
O que vemos, então, é que uma antiga forma de ação de um scareware comum resolveu adotar a prática dos ransomwares, ou seja, pragas que seqüestram os dados de um PC que, para serem liberados, dependem do pagamento de uma quantia determinada pelo criminoso a título de resgate. Com uma diferença: antes, as vítimas nem sabiam que estavam sendo achacadas.
Aos poucos, esse modo de ação tem se tornado mais comum, mas segundo a Fortinet, ele difere no tamanho da ação e o HTML/Goldun.AXT é uma das campanhas mais amplas já detectadas pela empresa.
Segundo a Fortinet, o Security Tools é uma espécie de remake de outra campanha, deflagrada em novembro de 2008 e disseminou outro antivírus falso, o Total Security, como uma ferramenta capaz de lidar com computadores infectados por um keylogger.
Este é um grande exemplo de como ataques já tentados podem ser reciclados e usados para atacar de novo, informa a empresa. Segundo a Fortinet, o mecanismo adotado para disseminar essa praga utiliza o botnet Cutwail/Pushdo, o mesmo sistema de spam e DDoS que está por trás de um grande número de campanhas de spam vistas nos últimos três anos e que empestearam serviços como PayPal e Twitter .

Celulares tornarão câmeras convencionais obsoletas, prevê Nokia

HELSINQUE (Reuters) - A crescente tecnologia de câmeras em celulares deve transformar o sistema SLR de equipamentos convencionais, e até mesmo os profissionais, em obsoletos, afirmou nesta terça-feira o diretor de vendas da Nokia.
"No futuro próximo eles irão revolucionar o mercado de câmeras convencionais", disse Anssi Vanjoki.
"Não haverá mais necessidade de carregar aquelas lentes pesadas", acrescentou.
A proliferação de celulares inteligentes com qualidade de imagem comparável a câmeras de bolso impulsionou a fotografia em todo o mundo, mas ainda não havia desafiado as câmeras de sistema real, em decorrência do tamanho menor dos telefones e da tecnologia ainda fraca.
O executivo disse que a gravação de vídeo em alta definição também deve chegar aos celulares nos próximos 12 meses.
"Não vai demorar muito, menos de um ano, para telefones gravarem vídeos em alta definição e para que você possa transferi-los diretamente à sua televisão", afirmou Vanjoki.

Demitido funcionário que exibiu protótipo do iPad 3G

Engenheiro da Apple que exibiu o protótipo do iPad no dia do lançamento do gadget foi demitido pela empresa. A afirmação foi feita por Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple.

executivo informou ao site Gizmodo que o funcionário mostrou o tablet em uma fila de consumidores que aguardavam a compra do aparelho. O engenheiro teria exibido o iPad na sua versão 3G antes da 0h do dia 03/04, data do lançamento do equipamento que possuía apenas tecnologia Wi-Fi. O modelo do protótipo exibido tem lançamento marcado para o dia 30 de abril.
O engenheiro teria alegado que foi autorizado a mostrar o aparelho. No entanto, ao saber do ocorrido, Wozniak informou Steve Jobs, que solicitou que o funcionário fosse demitido.
Apesar da medida tomada em relação ao iPad, o funcionário da Apple responsável por ter perdido o protótipo da nova versão do iPhone, continua em seu cargo.

Ganhe vários gigabytes de espaço em disco ao remover o modo de hibernação do Windows

Está sem espaço? Não durma no ponto, desabilite a função hibernar e ganhe até 6 gigabytes!


Você sabia que, enquanto começa a ler este artigo, existe um grande arquivo chamado Hyberfil.sys ocupando um espaço considerável em seu HD? Isso mesmo, ele pode usar até seis gigabytes do seu disco rígido.
Esse arquivo é responsável pelo modo hibernar do seu computador. Ele ocupa todo esse espaço porque, quando o Windows entra neste modo, grava todas as informações nele e desliga os componentes da máquina. Quanto maior seu HD, mais coisas você tem e, consequentemente, maior é o tamanho do Hyberfil.sys.
Assim, quando o PC é ligado novamente, o sistema recupera tudo o que estava sendo feito através deste arquivo - e você pode continuar de onde parou.
O modo hibernar é ideal para quem usa notebooks e não tem energia de sobra. Como já amplamente discutido aqui no Portal Baixaki , é o jeito mais indicado para quem usa portáteis e precisa economizar bateria ao máximo.
Agora, se você não tem um notebook, ou simplesmente não usa o modo de hibernação, vamos mostrar aqui como desabilitá-lo e, com isso, ganhar um bom espaço no seu HD.